PÚBLICO ALVO: Escola e Comunidade
“ Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós
nos modifiquemos junto, não podemos aguardar uma
revolução que chegue e nos leve em sua marcha. nós
somos o futur. Somos a revolução.”
BEATRICE BRUTEAU
JUSTIFICATIVA:
Com a desculpa do desenvolvimento econômico, existe uma corrida desenfreada pela produção e pelo consumo, que transforma florestas em desertos, plantas e animais ameaçados de extinção, rios, lagos e mares poluídos, substâncias tóxicas no ar.
O Planeta Terra está doente. É preciso rever alguns valores como o conceito de riqueza. Riqueza é qualidade de vida e acesso de todos ao conhecimento. É distribuição de renda, de oportunidades, é biodiversidade, qualidade do solo, da fauna e flora para nós e as gerações futuras.
Acreditamos que, juntos podemos mudar a escola, a rua, o bairro, a cidade, o país e por que não, o mundo? Propomos a reflexão e a ação, na tentativa de mostrar aos alunos que toda mudança tem um ponto de partida e a hora é agora.
Vivenciar a PÁSCOA é poder pensar que outro mundo é possível. Um mundo fraterno, sem violência e sem desperdício onde cada um possa perceber como parte do Infinito Amor de Deus.
OBJETIVOS:
• Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas sócio-ambientais.
• Conscientizar a comunidade escolar sobre a influência do consumismo exagerado para o meio-ambiente.
• Promover a discussão sobre as causas e as possíveis soluções para o aquecimento global.
• Vivenciar a PÁSCOA adotando atitudes de respeito ao MEIO-AMBIENTE.
• Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas sócio-ambientais.
• Conscientizar a comunidade escolar sobre a influência do consumismo exagerado para o meio-ambiente.
• Promover a discussão sobre as causas e as possíveis soluções para o aquecimento global.
• Vivenciar a PÁSCOA adotando atitudes de respeito ao MEIO-AMBIENTE.
DESENVOLVIMENTO/AÇÕES:
Iniciaremos o projeto com dinâmicas de integração de acordo com o nível da turma, de modo que os participantes percebam a importância do outro no processo de revitalização da natureza.
Promoveremos a leitura de textos variados sobre o tema do projeto (histórias, poesias, textos informativos, receitas de bombons, docinhos, pirulitos e outros a base de chocolate).
Pesquisas.
Entrevistas sobre hábitos positivos ou negativos que influenciam o ambiente.
Atividades de artes utilizando materiais recicláveis, folhas, flores e galhos secos.
Montagem de painéis com os símbolos da Páscoa (cada turma ficará responsável por um ou mais painéis)
Mutirão da limpeza – Os participantes do projeto terão como tarefa desenvolver com sua família em sua comunidade, um mutirão para retirada de lixo e plantio de sementes de girassol. A proposta é de substituir o lixo por flores.
Confecção de cartões de Páscoa
Confecção de máscaras e brinquedos que lembrem a Páscoa.
Doação de mudas de flores e cada criança plantar em casa.
amigolate (combinar previamente quem irá participar e o tamanho do chocolate de preferência). (barras pequenas cujos preços são mais acessíveis).
Ouviremos músicas relacionadas com o tema.
Elaboração de um contrato coletivo de respeito à natureza para ser exposto na escola por cada turma.
CULMINÃNCIA:
Lanche coletivo, que acontecerá nas dependências da escola. Cada aluno trará uma contribuição (chocolates, balas,bolos, salgados, sucos e refrigerantes)
AVALIAÇÃO:
O projeto será avaliado durante todo o processo
O projeto será avaliado durante todo o processo
BIBLIOGRAFIA:
Gurilândia março de 2007
Pedagogia de Projetos Interdisciplinares- Editora Ridell
Pedagogia de Projetos Interdisciplinares- Editora Ridell
Nenhum comentário:
Postar um comentário